segunda-feira, 7 de julho de 2008

NACIONALIDADES - AO UZBEQUE, COM AMOR

Em polvorosa, visitantes do blog!

Tivemos um acesso do Uzbequistão!!!

Gostaríamos de homenagear tão singelo país que gostamos muito e que, por vezes, é tão pouco reconhecido pelos brasileiros, assim como é o Acre (assuntos para posts fortuitos).

O Uzbequistão é uma república presidencialista independente da URSS desde 1992, cuja capital é Tashkent, possui moeda e língua próprias (o sum e o uzbeque, respectivamente) e fica ali perto do Cazaquistão, Quirguistão, Turcomenistão e Afeganistão. Não existe embaixada do país no Brasil.

O país já foi campeão mundial de futebol para amputados.

Por falar em futebol, um jogador famoso da seleção nacional é Maksim Shatskikh, atuante pelo Dínamo de Kiev da Ucrânia. O atacante, que chegou à equipe como substituto de Andriy Shevchenko (que havia se transferido ao Milan), já anotou 87 gols em 186 jogos (média de quase um gol a cada dois jogos) pelo principal clube do país e ganhou cinco vezes o campeonato ucraniano, do qual foi artilheiro duas vezes. Joga desde 1999 pelo Uzbequistão, tendo marcado 27 gols em 35 jogos até outubro de 2007, no mês em que marcou cinco vezes contra Taiwan. Foi escolhido o segundo melhor jogador asiático de 2005. Esteve perto de disputar a Copa do Mundo de 2006: a Seleção Uzbeque disputou polêmica repescagem (que incluiu uma vitória da equipe anulada) contra o Bahrein, sendo eliminada. Bahrein, posteriormente, disputaria uma repescagem final contra Trinidad e Tobago, que terminou classificada.

Pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 2010, no dia 02/06/08, Uzbequistão ganhou de Singapura fora de casa pelo placar de 3x7, gols que você confere agora:



O Uzbequistão não é apenas futebol, mas sim cultura. Um exemplo de boa música uzbeque com legendas em português:



Enfim, você que tem algo a mais a oferecer sobre o Uzbequistão, comente e entre em contato.
Você que nos acessou do Uzbequistão, sinta-se agraciado.

Nenhum comentário: