domingo, 6 de julho de 2008

A CORRIDA DO QUEIJO

The Cooper's Hill Cheese Rolling and Wake ou popularmente conhecida como Corrida do Queijo é um dos eventos mais intrigantes do mundo que envolvem queijo. Ocorre em maio em uma íngreme colina conhecida como Cooper's Hill no condado de Gloucester na Inglaterra. Consiste basicamente em rolar um queijo caminho abaixo e quem passar a linha de chegada primeiro o leva para casa. São quase 200m rolando ladeira abaixo, sendo que o queijo consegue atingir velocidades de até 110km/h, o suficiente para ferir os espectadores.

Dizem que esta tradição já dura 200 anos e o Wikipédia também me disse que o evento remonta ao tempo da Britânia, quando província romana, ou de um ritual pagão de cura, mas não existem provas disso.

Que tipo de ritual de cura envolveria se arremessar ladeira abaixo atrás de um queijo?
O queijo arremessado é do tipo Gloucester, tradicional inglês não pasteurizado e semi duro que vem sendo fabricado desde o século XVI na região do condado. Os queijos eram feitos apenas com leite de vacas de Gloucester, raça que se encontra hoje praticamente extinta. Existem dois tipos de queijos: Single Gloucester e Double Gloucester. A diferença principal entre os dois tipos reside no tipo de leite utilizado. No primeiro caso, é usado leite desnatado, com uma pequena quantidade de leite gordo. No segundo caso, é usado apenas leite gordo.
Ambos os tipos possuem casca natural e uma textura dura, sendo o Single Gloucester mais quebradiço e mais suave na textura, tendo ainda menos gordura. O Double Gloucester é deixado a envelhecer durante mais tempo, possuindo um sabor mais forte e saboroso. É também ligeiramente mais firma. Ambos os tipos são produzidos em formas redondas, sendo o Double Gloucester geralmente um pouco maior. Este pode ser consumido como um lanche, podendo também ser gratinado ou grelhado.

Mas depois que o queijo rola ladeira abaixo, ele não deve ficar com uma boa aparência:
E as pessoas dão a sua vida por isso:







E aqui tem um joguinho: Antes do queijo rolar, escolha o seu persongem e mantenha os olhos sobre ele até que caia e conte quantos loops ele fará no ar.




Resumindo, a graça deve ser se fuder todo para ganhar um queijo sujo.


Pelas informações do site oficial (http://www.cheese-rolling.co.uk/ - sim, esta insanidade tem site oficial), o primeiro lugar ganha o queijo, o segundo lugar ganha 10 libras esterlinas e o terceiro ganha 5 (que estão valendo R$3,18 na data atual do post).


Começo a achar que o pessoal está rolando mais pelos prêmios de consolação.

Nenhum comentário: