domingo, 31 de agosto de 2008

E a polêmica das células-tronco continua...

As células-tronco, também conhecidas como células-mãe ou células estaminais, são células que possuem a melhor capacidade de se dividir dando origem a células semelhantes às progenitoras.

As células-tronco dos embriões têm ainda a capacidade de se transformar, num processo também conhecido por diferenciação celular, em outros tecidos do corpo, como ossos, nervos, músculos e sangue. Devido a essa característica, as células-tronco são importantes, principalmente na aplicação terapêutica, sendo potencialmente úteis em terapias de combate a doenças cardiovasculares, neurodegenerativas, diabetes tipo-1, acidentes vasculares cerebrais, doenças hematológicas, traumas na medula espinhal e nefropatias.

O principal objetivo das pesquisas com células-tronco é usá-las para recuperar tecidos danificados por essas doenças e traumas.

Agora, expliquem para esse cara: (clique para ampliar)

Quem sabe num futuro próximo, poderemos usar as células-tronco para reconstruir neurônios ou até mesmo um cérebro inteiro para esta pessoa?

E o que o Bozo acha disso tudo?

Alô, criançada!

2 comentários:

Anônimo disse...

Quero saber se as células troncos são de árvores frutíferas.

Nuno Ribeiro disse...

Esses da imagem mataram-me!
Células tronco são células dos troncos das arvores?! Por favor... Eu sou de Portugal, aqui chama-se células estaminais, essas células são células do cordão umbilical! São células no seu estado mais " puro " São as células que dão origem a tudo. Não são células de árvores por amor da Santa -.-'