domingo, 7 de setembro de 2008

Um blog de arte e cultura

Se lembram daquelas frases feitas sobre o que apenas o homem é capaz de fazer?
O ser humano é o único animal que tem emoções.
O ser humano é o único animal que causa genocídios.
O ser humano é o único animal que expressa arte.

Bem, de todas estas frases, nenhuma está correta. Vamos exemplificar aqui que a arte não é exclusividade dos humanos, como o AEACP (The Asian Elephant Art & Conservation Project) nos mostra com o desenvolvimento de quadros pintados por elefantes domesticados ao redor do mundo.
Eis alguns quadros de nossos artistas:

A média de preço dos quadros varia de 300 a 800 dólares dependendo do artista e do tamanho da obra. O mural exposto na última foto foi feito pela elefanta Renee, dos EUA (a única representante americana, pois a maioria é tailandesa) e chega a custar meros 12000 dólares.

Para provar que são os elefantes mesmo quem criam as telas, temos eles em ação:

Eis Renee em ação.

O tailandês Ging Gaow inspirado pelo cenário.


E outro elefante tailandês, o Jaab, pintando uma bela paisagem.

Embora tenha algo de divertido, a AEACP trabalha seriamente. Os fundos levantados vão para ajudar os esforços de conservação do decrescente número de populações de elefantes asiáticos que se encontram em perigo de extinção, além de melhorar o bem-estar dos domesticados em zoológico oferecendo padrões apropriados de treinamento, cuidado, alimentação e hábitat.

Eu gostaria de ter um quadro de elefante na parede de casa.

3 comentários:

Unknown disse...

Caralho, aqueles elefantes desenham melhor que eu. ;D

La Serena disse...

e eu que me achava uma artista...

Mah disse...

mas q coisa.eu estudo artes há uns 3 anos e ler isso me trás uma série de sensações.
...